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Vantagens de contratar uma empresa com suporte humano

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O pilar-chave da humanização no atendimento é colocar o cliente no centro da estratégia. 

Além disso, serviço humanizado ao cliente significa estar mais próximo dos clientes, oferecendo comunicação fluida e compreendendo suas necessidades.

Os clientes não são fáceis de encantar com interações impessoais e automáticas. Por isso, humanizar o atendimento ao cliente tem tudo a ver com a construção de uma conexão pessoal com o cliente. 

Isso é possível, mas é essencial compreender mais o que é serviço humanizado, como ele pode ser aplicado ao seu negócio e, principalmente, saber as vantagens de contratar uma empresa com suporte humano.

Então, prossiga com a leitura, por favor!

O que é atendimento humanizado?

O atendimento humanizado ao cliente é qualquer tipo de serviço que seja projetado para dar empatia aos clientes que recebem suporte via telefone ou redes sociais.

Este tipo de serviço tem como objetivo reduzir a frustração causada por processos burocráticos e eliminar o atendimento robótico.

Além disso, quanto mais forte for a confiança do consumidor na empresa, melhores serão as chances de fortalecer a imagem e reputação da marca.

Também é importante destacar que as interações entre os processos automatizados e os seres humanos, sejam o mais amigáveis possível.

O objetivo dos serviços humanizados ao cliente é, em geral, estabelecer uma relação mais profunda com o cliente, usando empatia e outros métodos empáticos.

Como aplicar um atendimento humanizado?

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A empatia é a chave para isso. Ou seja, trata-se de compreender e empatizar com os clientes. Uma grande porcentagem dos consumidores acredita que eles não são ouvidos e compreendidos e que somente soluções genéricas podem ser oferecidas.

Para conseguir isso, devemos deixar de ver um serviço humanizado apenas como um processo. Deve tornar-se uma cultura organizacional, e a preocupação de todos os funcionários dentro da empresa, desde os atendentes até os gerentes.

A tecnologia desempenha um papel importante neste processo. E, através de chatbots, podemos reunir informações valiosas que podem então ser usadas para personalizar o serviço de atendimento ao cliente. 

Mas para complementar o atendimento via chatbots, é essencial que o cliente tenha a possibilidade de entrar em contato com um atendente humano pessoa sempre que desejar.

Quais são os principais exemplos de atendimento humanizado?

Vamos fechar este artigo compartilhando alguns estudos de casos de sucesso. Nada é melhor do que ver empresas que já investem em serviços humanizados de atendimento ao cliente colocados em prática.

A Nubank, uma startup financeira que tem sido inovadora na forma como lida com os clientes, é a primeira. 

As startups financeiras oferecem um serviço não mecanizado aos jovens e não transmite o problema a outros atendentes. Isto é para apelar para um público mais jovem. Ela é ativa nas redes sociais e busca um feedback informal de seus usuários.

Podemos destacar outra startup de sucesso: a Netflix, que visa proporcionar mais agilidade e informalidade para o serviço. Ela também nunca perde uma oportunidade de mostrar a seus usuários o quanto eles são valiosos e ganhou muita popularidade através das redes sociais.

Dessa forma, ao contratar uma empresa com suporte humano para ter um atendimento humanizado ao cliente é, portanto, uma estratégia que se adapta aos clientes mais exigentes, seletivos e sensíveis à forma como as empresas interagem com eles. Esta estratégia deve fazer parte de sua rotina diária.

Aqui na SparkOne, nós também nos preocupamos muito com a satisfação de nossos clientes. Por isso, contamos com o Jonas, um profissional de Customer Success (Sucesso do Cliente), especializada em atender aos chamados, dúvidas e realizar treinamentos relacionados ao Software. A vantagem de tê-lo neste setor, é que nossos clientes não perdem tempo procurando respostas para alguma dúvida.

Como suporte, se propõe a acompanhar o chamado e guiar o empreendedor para a resolução do problema, de forma ágil e multicanal.

Quais os benefícios do atendimento humanizado?

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O atendimento humanizado é uma boa forma de se destacar de sua concorrência, pois a distância entre clientes/empresas tem aumentado nas últimas décadas. Aqui estão alguns benefícios:

1. Aumento da confiança e fidelidade

O atendimento humanizado ao cliente está, como afirmei, fazendo com que os clientes se sintam importantes e tendo funcionários que se dedicam a resolver qualquer problema. É possível fazer com que seu cliente fique satisfeito e assim ganhar sua fidelidade.

É vital garantir que a experiência de compra do cliente seja a mais tranquila possível.

Você não apenas aumentará suas chances de ele comprar seu produto novamente, mas ele também poderá encaminhá-lo a outros.

Dito de outra forma, o cliente terá confiança em seu produto e no bom atendimento ao cliente. Ele também se sentirá seguro e confortável com sua empresa, o que levará à fidelidade à marca.

Leia também: Quais são os principais tipos e características do empreendedorismo brasileiro?

2. Melhora na imagem da sua empresa

Serviços humanizados permitem que você tenha uma relação mais aberta com os clientes, e fortalecem sua imagem no mercado de trabalho.

Uma empresa que se preocupa em fornecer produtos de alta qualidade e um excelente atendimento ao cliente poderá fazer com que seus negócios se destaquem no mercado. Isto aumentará o valor da marca.

3. Melhora as condições de trabalho dos colaboradores

Não faz sentido ser educado com os clientes, mas tratar os funcionários com rudeza ou indiferença. 

Em geral, as instituições que optam pelo atendimento humanizado adotarão esta abordagem também a usam para tratar melhor seus funcionários. Isto cria uma equipe mais coesa e integrada.

Isto cria confiança entre os funcionários, o que resulta em ganhos de produtividade, bem como uma diminuição na rotatividade.

Dessa forma, todos ganham quando há atendimento humanizado.

4. Forte relação com a ética

É essencial a prática da ética em todos os aspectos da vida. Para poder fornecer o produto ou serviço de maneira eficaz para o cliente, o profissional deve conhecer a subjetividade dele.

Uma maneira de praticar a ética é não ser insensível às situações dos clientes e escutar suas maneiras de falar. 

Aliás, determinadas pessoas absorvem as informações com mais calma do que outras, enquanto algumas são mais sensíveis. Nessa situação, o equilíbrio é parte do profissionalismo. 

5. Vantagem competitiva

Pense sobre isso: organizações que só utilizam chatbots para prestar um serviço ou não empregam métodos de comunicação com os clientes centrados no ser humano, como a empatia através dos operadores, serão deixadas para trás no meio do pacote.

Se usados corretamente, os investimentos em atendimento humanizado ao cliente podem dar à empresa uma vantagem competitiva, pois o cliente sente que suas dúvidas estão realmente sendo ouvidas.

6. Melhor experiência de compra

O serviço humanizado ao cliente, que se concentra em tratar os clientes como indivíduos, visa melhorar o relacionamento do cliente com as empresas. É uma estratégia de negócios que proporciona uma melhor experiência para os clientes.

O serviço humanizado contratado de uma empresa com suporte humano também pode ser caracterizado por outros atributos, tais como empatia e exclusividade.

  • Respeito ao tempo e à intimidade do cliente;
  • Serviço individualizado
  • Escuta ativa
  • Confiança mútua
  • Respeito à etiqueta profissional;
  • Sensibilidade às questões humanas.

Estas características tornam o atendimento humanizado ao cliente mais do que a simples solução de um problema. Permite aos funcionários colocar-se no lugar dos clientes e ajudá-los a enfrentar seus problemas.

7. Melhora o desempenho do negócio

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A compreensão do comportamento do usuário ajuda a criar uma melhor experiência para o usuário. 

Também acelera a execução das tarefas e os dados de uso dos relatórios de forma objetiva e mais organizada. 

A empresa pode usar informações valiosas para aumentar seu conhecimento dos clientes, permitindo-lhe oferecer um serviço mais direcionado. Isto reduz os custos evitando ações desnecessárias e aumenta a produtividade e resulta em um melhor desempenho comercial.

8. Evita problemas legais 

Os problemas legais acabam sendo evitados através de um atendimento humanizado

Assim, os profissionais podem se comunicar claramente e são mais sensíveis às necessidades do indivíduo. 

Dessa forma, o resultado é uma empatia mútua e um sentimento de humanidade compartilhada.

Conclusão

Em vista de tudo o que você acompanhou, contratar uma empresa com suporte humano para fornecer um atendimento humanizado aos clientes podem ser uma ótima maneira de estabelecer uma relação próxima com seus clientes. 

Assim, isto o ajudará a construir confiança com eles e seus negócios.

Para se destacar e fazer com que os clientes se sintam especiais, é importante empatizar e humanizar as relações corporativas.

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