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Software de Gestão de Vendas: o que é e por que é importante para o seu negócio

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Há muitas maneiras pelas quais a tecnologia pode melhorar os processos burocráticos das empresas. 

Existem softwares que ajudam na gestão de estoques, gestão de relacionamento com clientes, é um exemplo de tais ferramentas tecnológicas. 

Com efeito, qualquer coisa que permita a melhoria das vendas e do desempenho da empresa é uma ferramenta eficaz.

Pensando nisso, preparamos um post para abordar tudo sobre Software de Gestão de Vendas. Veja os tópicos que vamos abordar:

  • O que é um CRM?
  • Como funciona o CRM?
  • O que é software de gestão de vendas?
  • Benefícios de adquirir um software de gestão de vendas

Continue conosco para conferir tudo isso em detalhes!

O que é um CRM?

CRM é uma sigla em inglês, de Customer Relationship Management, pode ser traduzido como: gestão de relacionamento com o cliente. Ele permite registrar e organizar todos os contatos de leads ou clientes, com o representante de vendas de uma empresa.

A ferramenta possibilita ao profissional de marketing e vendas armazenar informações relevantes, tais como nome e endereço, números de telefone de clientes visitas ao site e descrições de interações. 

Assim, os dados, leads e oportunidades dos clientes podem ser todos armazenados em um único local, com acesso fácil por toda a equipe.

O CRM é mais do que apenas um banco de dados de contatos. CRM permite que sua empresa construa relacionamentos duradouros com os clientes e proporciona a melhor experiência ao cliente durante todo o processo de vendas.

O CRM pode ajudá-lo a organizar seu dia e torná-lo mais eficiente. Assim, quando um vendedor entrar em contato novamente, ele ou ela terá o histórico de ligações anteriores.

Como funciona o CRM?

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Um CRM pode ser operado em um computador próprio ou em soluções in cloud, armazenadas na nuvem. O segundo grupo é mais prático, pois não requer que nenhum servidor seja comprado ou mantido por uma equipe de TI.

Um software armazenado na nuvem pode ser acessado de qualquer navegador da web, dispositivo móvel ou tablet. Isto permite que a equipe de vendas trabalhe de qualquer lugar, e mantenha o controle de seus contatos de forma colaborativa. Tudo o que ele precisa é um nome de usuário e senha.

O armazenamento em nuvem tem outros benefícios, tais como segurança (os dados estão em servidores externos espalhados pelo mundo), atualizações automáticas e redução de custos.

A partir do uso dessas ferramentas, torna-se possível possuir uma equipe de vendas que seja mais produtiva e eficiente, sem utilizar planilhas ou anotações confusas com dados dos clientes.

O que é um software de gestão de vendas?

O software de gestão de vendas ajuda os vendedores e as empresas, fornecendo formas mais eficientes de gerenciar clientes, negociar e vender, aumentar a qualidade do contato com os clientes e aumentar as vendas.

Este software é crucial porque permite à empresa uma conexão mais forte com seus clientes.

Além disso, eles são comumente conhecidos por outras siglas, como especialmente “CRM de gestão de vendas” ou “Software de Gestão” que engloba outras utilidades além das que citamos anteriormente.

Com o software, colaboradores podem criar relatórios de vendas e análises que incluem detalhes e segmentação (por dia ou por semana para cada vendedor de um produto ou serviço); e outras características-chave que terão um impacto positivo nas análises da empresa.

Vale destacar que a SparkOne possui um software ERP que pode ser usado para mais do que para registrar vendas. Em outras palavras, nosso software ERP é uma ferramenta que ajuda os vendedores e empresas a se organizarem, controlar melhor os contatos e clientes potenciais, monitorar o progresso da venda e torná-la mais eficiente e rápida.

Benefícios de adquirir um software de gestão de vendas

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Um sistema de gestão e controle de vendas pode facilitar sua vida. Ele permitirá que você se concentre nos aspectos estratégicos de seu negócio e elimine a mão de obra desnecessária.

Dê uma olhada nestes benefícios adicionais:

Planejamento financeiro estratégico

O software de vendas se integra à sua loja, de modo que seus colaboradores não precisarão mais usar cadernos ou planilhas para gerenciamento do financeiro. 

Em vez disso, conte com muitos recursos para ajudar a organizar os movimentos financeiros e operacionais da loja. Isto também permite um planejamento mais detalhado e estratégico.

Ao passo que você também acessa informações sobre fluxo de caixa e contas a pagar e a receber. A administração e emissão de notas fiscais também estão disponíveis no software ERP. 

Você pode visualizar tudo isso através de relatórios claros, que podem ser divididos em categorias para atender às suas necessidades específicas.

Leia também: Metodologia ágil: O que é, como utilizá-la e algumas dicas de implementação

Controle de estoque otimizado

O estoque é o coração de qualquer loja, seja ela online ou física. Para evitar que os clientes comprem itens que não estão disponíveis, é vital manter seu inventário atualizado.

Com um ERP, fica mais fácil organizar e controlar todo o departamento de compras da sua empresa. Com uma gestão de estoque, é possível definir quais produtos você precisa comprar, quando e com qual frequência. Assim, é viável negociar melhor com os fornecedores, antes que seus produtos fiquem escassos.

O mais importante é acompanhar a entrada e saída de produtos e manter o estoque atualizado no software, pois essa ação evita fraudes e furtos de terceiros.

Todas as informações para controle de estoque estão facilmente acessíveis com um software de gerenciamento.

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Relatórios de vendas aprimorados

É essencial poder compreender todos os aspectos de seus produtos para que você possa tomar decisões financeiras e estratégicas informadas. 

Um software integrado com todos os setores da empresa pode fornecer relatórios que permitam visualizar os produtos mais relevantes para sua loja. Você também pode acompanhar a sazonalidade dos produtos e informações relevantes, como a margem de lucro ou perda.

Essa funcionalidade é crucial para ajudá-lo a desenvolver melhores estratégias e tomar decisões baseadas em dados reais do negócio.

Escalabilidade

Um outro benefício importantíssimo para os empreendedores que utilizam ERP na sua gestão, é a possibilidade de promover e acompanhar o crescimento da sua empresa.

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos empresários, é manter sua gestão eficiente com a expansão da empresa.

Isto ocorre porque conforme a empresa cresce, outros fatores vão surgindo e pode ser difícil controlar e coordenar mais dados que farão parte da rotina.

É exatamente neste ponto que a característica de escalabilidade do ERP atua: fácil adaptação que se encaixa no momento de expansão que a empresa se encontra.

Um ERP baseado no agilismo pode ser ainda mais útil nestes casos, pois o software está em constante atualização conforme as demandas, o que pode ser lido como uma vantagem estratégica para as empresas.

É possível integrar compras, vendas, contabilidade e muitos outros departamentos com um programa como este. 

Você pode gerar relatórios detalhados e obter uma visão abrangente do progresso do processo. 

Dessa forma, estratégias podem ser desenvolvidas para melhorar a gestão de estoques e vendas.

Entretanto, um sistema de gerenciamento e vendas pode ser usado para consolidar todos os dados, incluindo tipos e histórico de vendas, movimentos de vendas, níveis de estoque, datas de vencimento, números de lote, características do produto e outras informações.

Melhoria no Atendimento ao Cliente

É crucial registrar clientes quando se está tentando vender, mas também para criar estratégias de marketing e vendas para fidelizar os clientes. 

Um banco de dados de clientes bem organizado (CRM) leva em conta a singularidade de cada cliente, pode ajudá-lo a criar ações direcionadas ao seu público alvo e otimizar seu processo de vendas.

Para garantir seu sucesso, você deve compreender seu consumidor e criar o perfil de cliente ideal para a sua empresa. A partir desse banco de dados, torna-se possível compreender melhor todos os contatos com os clientes.

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Todos os dados estão em um só lugar, portanto sua equipe tem acesso facilitado para encontrar as melhores oportunidades de negócios

O processo de venda torna-se mais pessoal e o cliente está no centro da venda.

Aliás, as informações de CRM podem ser utilizadas para antecipar as necessidades do cliente, mesmo antes de serem expressas.

Redução de Custos

Além de melhorar as vendas, o estoque e o processo financeiro de site de uma loja online, o software de gestão de vendas também pode ajudar a economizar tempo e dinheiro.

Por ser online, há economia de custos no armazenamento físico, na compra de papéis (emissão de NF-E).

Além disso, há um aumento da produtividade operacional, que permite aos funcionários mais tempo para criar soluções estratégicas para o dia a dia e elimina custos com o retrabalho da equipe. 

Segurança para sua empresa

A internet está em toda parte e todos estão conectados. Isto significa que a informação precisa estar imediatamente disponível, ser facilmente acessível e constantemente atualizada para refletir a realidade atual da empresa.

É muito atrativo combinar vendas e gerenciamento com a implementação de um sistema ERP. A Internet permite a transmissão de registros de clientes, produtos, políticas comerciais e outras informações para qualquer dispositivo através de rotinas automatizadas.

A sincronização entre o software da empresa e os dispositivos móveis (smartphones, tablets e notebooks) permite a gestão de campanhas comerciais específicas, bem como a medição dos resultados. Isto dá origem à possibilidade de fazer ajustes de rota para atingir metas mensais.

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