O que é uma consultoria financeira? Descubra agora!

Consultoria_Financeira

Enquanto muitos empresários tentam resolver problemas comerciais sozinhos ou com seus associados, às vezes é necessário consultar uma empresa de consultoria financeira para obter uma visão mais ampla e sugerir possíveis soluções.

No entanto, nem todos entendem o que uma empresa de consultoria financeira faz e alguns têm dúvidas sobre o funcionamento de empresas de consultoria financeira.

Neste post, ensinaremos o que é uma consultoria financeira. Isto incluirá como ela funciona e seus benefícios.

Continue lendo!

O que é uma consultoria financeira?

Todo mundo sabe que administrar dinheiro não é uma tarefa fácil. Isto se deve ao fato de que o dinheiro pode acarretar muita responsabilidade.

Mesmo que você tenha muito conhecimento e seja altamente habilidoso, o dinheiro é sempre uma preocupação. Sempre haverão dúvidas sobre a melhor forma de administrar o dinheiro das empresas.

Essa dúvida permitiu que o mercado de consultoria financeira crescesse drasticamente ao longo dos últimos anos.

Porque eles podem planejar, analisar e criar estratégias financeiras tanto para indivíduos quanto para empresas.

O termo consultoria é derivado de “obter conselhos de” para que o trabalho do consultor seja o de encontrar um problema e desenvolver uma solução.

Um dos benefícios de ser assessorado profissionalmente por um Consultor Financeiro, é o fato de que o consultor atua sem divergência de interesses, objetivos, lucratividade ou comissões. Assim, ele agirá de acordo com as necessidades, objetivos estratégicos e o momento em que a empresa do cliente se encontra.

O resultado é que a consultoria financeira tem três áreas de atuação. Estas incluem pessoal, corporativo e investimento. Aqui na SparkOne, prestamos Consultorias Corporativas, ou seja, para empresas. Atuamos através do gerenciamento ágil de processos, auditoria operacional e elaboração das rotinas dos principais cargos.

Como funciona uma consultoria financeira?

O papel da consultoria financeira não se limita a situações de emergência. 

A Assessoria Financeira também ajuda a educar o cliente sobre como lidar com situações positivas, que ocorre quando a empresa está crescendo e precisa de um plano estratégico para os próximos passos.

Além disso, o consultor aconselhará o cliente em assuntos como economia de gastos e investimentos, com base no perfil e circunstâncias do cliente.

Qual a importância de uma boa gestão financeira?

assessoria-financeira

Um empresário sabe que a organização financeira é essencial para que uma empresa cresça e prospere. Sem dinheiro, é difícil administrar um negócio e ainda menos sustentar-se por longos períodos de tempo.

Segundo dados da Agência Brasil, surgiram 3,4 milhões de novas empresas no ano de 2020, uma alta de 6% em comparação ao período anterior (2019). Esses números provavelmente ocorreram pela necessidade de empreender num momento de busca por renda extra durante o período de pandemia.

E a partir dessa abertura de empresas por motivos de necessidade, muitos empreendedores de primeira viagem devem estar pelejando financeiramente.

A razão é a má administração financeira. Mas que fique claro que isso não é regra: pequenas empresas podem alcançar grandes resultados e se estabelecer no mercado por causa de sua gestão financeira.

Não importa o tamanho ou mercado, o sucesso de uma empresa só pode ser alcançado quando o gestor dá atenção necessária ao setor financeiro do negócio.

Infelizmente, organizar as finanças de uma empresa não é uma missão fácil. Os empresários nem sempre têm conhecimento sobre gestão empresarial e muitas vezes cometem erros dispendiosos, por exemplo:

  • Misturam as contas pessoais com as da empresa;
  • Realizam cálculo incorreto da folha de pagamento;
  • Não seguem o fluxo de caixa ou não fazem a conciliação bancária da forma correta;
  • Não estabelecem um pró-labore;
  • Não escolhem o regime tributário ideal para o negócio, etc

Para gestores com o desejo de ter sucesso, mas que não possuem o conhecimento ou a experiência de gestão financeira, eles podem encontrar um grande parceiro em consultoria financeira. Pedir ajuda não é uma vergonha. É um movimento inteligente de alguém que se preocupa com seu negócio e seus objetivos.

Quais são os benefícios de ter uma Consultora Financeira como parceira da sua empresa?

consultoria-vantagem

Apesar de todas as informações fornecidas, você ainda pode estar inseguro sobre os benefícios e a necessidade de auxílio de uma Consultoria Financeira para sua empresa. Isto ocorre porque contar com a parceria de uma Consultoria Financeira, envolve um investimento. 

Assim, sempre haverá algum questionamento. Por esta razão, preparamos um tópico que oferece os maiores benefícios da Assessoria financeira.

Saiba mais sobre a razão da ajuda profissional valer a pena.

1. Conciliação Bancária em dia

É comum que os empresários reclamem das burocracias e complicações dos processos da gestão financeira. A organização das entradas e saídas financeiras pode ser uma tarefa difícil, mas é vital para a saúde da empresa.

O consultor financeiro ajuda o empresário a realizar a conciliação bancária e o fluxo de caixa da maneira correta, com a organização completa das entradas e saídas.

Muita das vezes, quando a empresa não faz o fluxo de caixa, a empresa pode julgar que o aumento de capital no caixa significa que a empresa está lucrando. Esta é uma falsa impressão de que tudo está bem, pois para apurar a lucratividade, é necessário realizar o fluxo de caixa diariamente e analisar a conciliação bancária das entradas e saídas.

Leia também: Software de Gestão de Vendas: o que é e por que é importante para o seu negócio

2. Redução de burocracia, e facilidades da gestão financeira

Os empresários têm muitas responsabilidades. Quando eles perdem muito tempo lidando com processos burocráticos de gestão financeira, isso afeta a produtividade geral de seu negócio. Por isso, esses processos precisam ser delegados para funcionários confiáveis.

Após o diagnóstico levantado pelo consultor durante a auditoria, é feito um trabalho para estabelecer os processos financeiros indispensáveis para a saúde da empresa. Assim, o empreendedor só precisa gerenciar se os processos estão sendo cumpridos e se os valores do caixa validam a conciliação bancária.

Dessa maneira, torna-se muito mais fácil administrar a empresa. Assim, o empresário pode delegar esta tarefa e focar seus esforços em tarefas estratégicas.

3. Aumento da rentabilidade do negócio

rentabilidade-consultoria

É evidente que uma empresa com melhor controle sobre suas despesas alcançará maior rentabilidade. Estas são as razões: quanto menos dinheiro você desperdiça e quanto mais você investir o dinheiro de forma inteligente, maior será a oportunidade de alcançar mais sucesso e mais lucro.

Na verdade, é um círculo produtivo: maior controle, melhor tomada de decisões e, portanto, aumento das vendas e dos lucros.

Os assessores financeiros podem fornecer apoio e intervenção valiosos para ajudar seu negócio a crescer de maneira segura e bem planejada.

4. Melhor conhecimento e domínio das finanças empresariais 

Este é um elemento importante para o crescimento dos negócios. Entretanto, pode ser difícil de alcançar sem a ajuda de especialistas.

O consultor poderia auxiliá-lo a administrar melhor suas receitas, despesas, investimentos e obter os resultados desejados.

Aliás, apenas as empresas mais organizadas e seguras podem sobreviver e crescer em um ambiente de alta competitividade no mercado e crise econômica. 

É por isso que é importante estudar sobre o mercado e manter-se sempre atualizado na busca pelo sucesso empresarial.

5. Renovação do planejamento da empresa

O consultor pode não apenas fornecer soluções para problemas financeiros, mas também dar conselhos e conhecimentos em outras áreas. 

Além disso, o consultor oferecerá uma visão mais ampla e abrangente da sua equipe, bem como novas ideias e conhecimentos que se aplicam de outras consultorias já validadas. Também é importante ter em mente que ao seguir os processos ágeis, na gestão da empresa, ela terá mais oportunidades de aprendizado e de produtividade.

6. Redução das dívidas

Para eliminar a dívida e alcançar um futuro financeiro saudável, o fluxo de caixa deve ser adequado para pagar as despesas. Não deve haver atrasos no pagamento de suas contas. Isso evitará penalidades de juros e outros problemas financeiros.

O fluxo de caixa é a base de qualquer negócio. Contratar um consultor financeiro é a melhor maneira de garantir que o setor financeiro esteja em dia com os órgãos reguladores e que cresça de forma saudável.

Salientamos que o papel do consultor financeiro não existe isoladamente.

É necessário que o gestor ou empresário valide as mudanças propostas e as pratique no dia a dia, para que as mudanças propostas torne-se o novo normal do negócio. Este serviço pode ser prestado a qualquer empresa, não importa quão pequena ou grande seja.

Conclusão

Tanto as finanças pessoais quanto as comerciais requerem atenção em muitas áreas.

Cada área cobre passos importantes que precisam ser dados para ter sucesso e alcançar os objetivos. 

É por isso que a Assessoria Financeira é tão importante. Ela pode mudar a maneira como você administra seu dinheiro e toma decisões financeiras, levando a resultados muito positivos. 

Sua relação com o dinheiro prosperará quando você tiver bons conselhos financeiros. Isto se aplica tanto à vida pessoal quanto à empresarial.

Por isso, entre em contato com a SparkOne e saiba como descomplicamos a rotina de empreendedores através da Consultoria Financeira Administrativa.

O que você achou? Gostou do post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder!

Ei, não vá embora ainda...

Você tem uma empresa e gostaria de melhorar seus métodos de gestão

Baixe nosso ebook GRÁTIS e descubra os 10 segredos das empresas de sucesso.

Também não gostamos de SPAM, por isso, prometemos manter seu endereço de e-mail seguro