Nosso Blog

Liderança Inovadora: saiba como você pode promover um ambiente de inovação dentro de sua empresa

liderança inovadora

Não é possível ser inovador na liderança simplesmente seguindo instruções. Os líderes devem aprender como se adaptar e adaptar suas funções. 

Essas habilidades podem ser aceleradas e discutidas posteriormente. O líder inovador entende que seu trabalho não se limita à delegação de tarefas ou à distribuição de ordens. 

Ele deve fomentar em si mesmo e em sua equipe a criatividade, o pensamento estratégico e a busca da melhoria contínua.

Esta é uma tarefa desafiadora em organizações tradicionais. No entanto, a liderança inovadora não é algo que deva ser restrito a startups. As grandes empresas estão lentamente percebendo a importância desta habilidade.

Neste post, nossa ideia é mostrar a você “como trabalhar a liderança inovadora no ambiente de trabalho”.

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

Vamos lá?

O que é liderança inovadora?

comando-inovador

A liderança inovadora é uma forma de pensar e agir que incorpora a inovação nas tarefas rotineiras de liderança. Isto porque é o trabalho da liderança mostrar à organização como se transformar, particularmente em tempos de crise.

Vemos inovação na liderança em muitas empresas que estão prontas para se adaptar a novas formas de trabalho e fazer negócios à distância. 

É importante não apenas focar no lucro, mas também compreender o impacto que a empresa tem sobre a sociedade.

Como ser um líder inovador?

chefe-inovador

Embora não exista um método único para ser um inovador, estas habilidades o ajudarão a construir uma base e a tornar sua empresa mais inovadora.

Elas permitem que você acompanhe o ritmo de mudança da transformação digital, o que requer mais flexibilidade e dinamismo. Isto marca a diferença entre as empresas que inovam e aquelas que são negativamente afetadas.

Dito isto, veja abaixo os elementos que tornam um líder inovador:

1. Autoconhecimento

Os líderes inovadores têm autoconhecimento. Eles conhecem seus pontos fortes e fracos. 

Eles também reconhecem os limites de suas soft skills (habilidades comportamentais) e hard skills (habilidades técnicas). Assim, líder inovador não tem que saber tudo.

Estando ele ciente disso, o líder inovador pode dedicar seu tempo a tarefas que produzem os melhores resultados e delegar o resto a outros que são mais qualificados.

Para um desempenho de sucesso, é crucial compreender suas limitações. 

Desta forma, o líder não será sobrecarregado por exigências que ele não sabe como resolver. Isso também permitirá o crescimento e oportunidades de liderança para sua equipe.

Leia também: Como usar o teste de perfil comportamental no processo de seletivo?

2. Diversidade e inclusão

Um líder inovador deve estar aberto a ouvir os pontos de vista de seus funcionários, aceitar suas diferenças e depois usar essas informações em favor da empresa.

Por isso, e importante que a empresa crie um ambiente seguro onde as pessoas se sintam livres para dar o melhor de si sem medo de julgamento ou retaliação. 

Para conseguir isto, é crucial proporcionar um ambiente inclusivo, diverso e respeitoso. 

3. Observação e questionamento

Uma das peças-chave para ser um líder inovador é a capacidade de observar e fazer perguntas sensíveis.

 É essencial ser capaz de focalizar o problema em questão, a tarefa em questão, o comportamento do cliente, ou as ações que tomamos. Isto nos permite pensar criticamente e criar novas possibilidades. 

Esta não é apenas um comportamento que se aplica a uma organização. Ela também pode ser aplicada em sua vida pessoal, já que você nunca alcançará novos resultados repetindo os mesmos erros.

4. Saber ouvir

A dificuldade que as pessoas têm em ouvir outras pessoas é um dos maiores problemas de hoje. As falhas de comunicação podem resultar de egocentrismo, preconceitos e outras egocentricidades.

Líderes inovadores compreendem a importância de ouvir e usam esta habilidade para promover a criação de novas ideias entre seus seguidores. É assim que ele cria um movimento contínuo e constante de inovação em sua equipe e na empresa como um todo.

5. Experimentação

A experimentação é a capacidade de assumir riscos, experimentar novos processos e métodos, bem como experimentar novos mercados. É crucial continuar a seguir adiante, mesmo temendo que esta não seja a melhor maneira. 

Isto permite aprender novas formas de trabalho, testar novos processos, e até mesmo encontrar um mercado diferente.

A experimentação oferece uma oportunidade única para você ver o que funciona e o que pode ser melhorado. Como um gestor ágil e inovador, você deve sempre experimentar antes de chegar a uma conclusão definitiva.

6. Cultivo de talentos

Os líderes que são inovadores e valorizam seus funcionários não hesitam em demonstrar apreço e oferecer oportunidades para que as pessoas cresçam e devolvam mais. 

Ao passo que pessoas que são excepcionais podem assumir novas funções ou compartilhar algumas responsabilidades para que eles também se tornem líderes no futuro.

7. Tem uma visão diferenciada

Um líder que é inovador pensa “fora da caixa”. Como tal, ele é capaz de ver além do óbvio e estar aberto a possibilidades que podem não se ajustar ao bom senso. 

Como ele pode ver a viabilidade de uma solução sob uma perspectiva positiva, esta característica lhe permite ser mais aventureiro e disposto a experimentar coisas novas.

Isto lhe permite ser mais proativo e decisivo ao lidar com problemas complexos que surgem na vida da empresa.

8. Esteja pronto para superar objeções

Este é o processo de venda. Todo vendedor deve ser capaz de superar objeções. Você pode mapear as áreas que poderiam causar insegurança e encontrar uma solução.

Quanto mais arriscado for um projeto, maior será a chance de que ele falhe. Ninguém quer perder seu dinheiro. Considere tudo o que poderia ser questionado e os objetivos presentes e futuros que podem superar esta insegurança.

Normalmente, há objeções levantadas sobre possíveis falhas, perdas financeiras e reputação da empresa. 

Dessa forma, a liderança deve considerar a possibilidade de fracasso do projeto, e o que fazer se ele não correr conforme o planejado.

9. Desenvolva empatia pelo cliente final

Entenda seus problemas e mostre-lhes como seu produto/serviço pode resolvê-los.

Uma liderança inovadora deve entender melhor o negócio em que opera. 

Reserve um tempo para ouvir o que o cliente está tentando alcançar, quais são seus problemas, e como sua empresa pode ajudar. 

Dessa forma, vá além dos limites de sua própria cultura.

10. Incentive a criatividade entre aqueles ao seu redor

Todo mundo tem ideias, mesmo as pessoas que não se consideram criativas. 

No entanto, poucas pessoas sabem como podem fortalecer suas fábricas de ideias. 

Há muitas maneiras de resolver esta questão em uma organização: mapeamento mental, brainstorming e reuniões descontraídas. 

Uma liderança inovadora deve incentivar a criatividade e promovê-la entre a equipe. Este exercício não deve ser limitado ao local de trabalho, mas também deve ser realizado na vida cotidiana.

Criar um ambiente criativo no local de trabalho. Fazer um esforço para obter inspiração de fora do escritório.

Encorajar a criatividade entre aqueles que o rodeiam, por exemplo, elogie-os por suas “sugestões brilhantes” e veja-os se tornarem mais criativos.

Como manter a liderança inovadora através de uma cultura aberta à inovação?

cultura-e-inovação

Uma cultura de inovação pode ajudar as empresas a colher os benefícios de um líder inovador.

É mais provável que os funcionários estejam engajados em seu trabalho e assumam o espírito empreendedor, mesmo em funções menores, se tiverem a oportunidade de trocar ideias e explorar novas possibilidades. 

Isto permite que a empresa seja um organismo vivo que está em constante evolução sem depender de sua liderança inovadora.

Se cada membro da equipe estiver trabalhando em conjunto para inventar, isso permite que o líder seja mais flexível e possa se concentrar em decisões estratégicas, construindo parcerias e fortalecendo sua equipe. 

Ele ou ela também pode contar com seus funcionários para lidar com os desafios diários.

Conclusão

A liderança inovadora requer aprendizagem constante e desafios tanto para o líder quanto para a equipe. Esta é a única maneira de crescer e resistir à rápida transformação do mercado ao longo dos anos.

Ao passo que para fomentar uma cultura de inovação, o papel do líder é essencial. Ele incentivará ou desencorajará os funcionários a compartilhar ideias e a assumir riscos.

Embora seja difícil liderar uma organização rumo a esta nova mentalidade, é possível se todos os envolvidos estiverem conscientes dos benefícios e abertos à mudança.

Se você chegou até este ponto do texto, saiba que a SparkOne possui serviços para descomplicar a rotina de empresários. Assim, você terá mais tempo para se tornar um líder inovador em sua empresa. Fale conosco e saiba mais!

O que você achou? Gostou do post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram