Tudo que você precisa saber sobre funil de vendas para sua empresa

Aperto-de-mão-CRM

O funil de vendas é uma estratégia que permite que empresas de diversos ramos acompanhem seu público e visualizem de uma forma muito mais fácil e clara os resultados que elas estão alcançando em seus processos de vendas. Não se engane, por mais que o nome dê a entender que seus benefícios se restringem apenas ao setor de vendas, essa não é a verdade.

Toda a organização pode ser beneficiada por essa estratégia. Esse modelo estratégico é normalmente compartilhado entre os setores de vendas e marketing, trazendo benefícios para ambos, sendo que cada uma das áreas é responsável por certas etapas.

Não há sombra de dúvidas de que o funil de vendas é indispensável para as empresas, principalmente nos dias de hoje, em que os clientes estão cada vez mais exigentes com o que consomem. Com isso em mente, preparamos este conteúdo completo com dicas e informações sobre o funil de vendas para que você entenda melhor o que ele é e como ele funciona. Continue a leitura e confira!

O que é o funil de vendas?

Basicamente, o funil de vendas se trata de um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente desde o primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda em si. Se trata do caminho que o cliente faz até fechar o negócio com a sua empresa. É como um passo a passo para tornar seu processo de vendas mais eficiente.

Normalmente, as compras são feitas por etapas. Durante toda a jornada de compra, o cliente vai passar por várias etapas que mostram o quão próximo ele está de realmente fechar negócio com a sua empresa.

Então, para determinar qual é o nível de maturidade de seus clientes com relação à decisão de compra, dividimos esses momentos em partes e assim definimos as famosas etapas do funil de vendas.

Quais são as etapas do funil de vendas?

O funil de vendas é composto por etapas que tem o objetivo de dar suporte específico para o momento da jornada de compra do público de uma determinada organização. Normalmente, o funil de vendas é dividido em três etapas: o topo, o meio e o fundo do funil. Continue a leitura e entenda melhor:

1. Topo do funil: A descoberta

O topo do funil é conhecido como a fase da consciência de um problema/necessidade por parte dos visitantes, é nela que essas questões são identificadas. Esse é um momento para você se colocar como especialista, fornecendo materiais que ajudem seu público a entender o problema.

Em outras palavras, é nessa fase que você deve despertar o interesse do público por assuntos relacionados ao problema em questão, isso até que ele tome consciência de como esta questão afeta sua vida e tenha interesse em buscar por soluções.

Nessa fase, o visitante acaba caindo dentro do site da empresa e começa a consumir seus conteúdos disponíveis, conteúdos esses que devem despertar o seu interesse em saber ainda mais sobre o problema, a empresa e produtos/serviços que essa empresa fornece.

No topo do funil é extremamente importante que existam conteúdos que eduquem os seus visitantes. É através desses materiais que o seu visitante passa a entender melhor a sua dor. Após este primeiro contato, ele já tem uma noção bem mais concreta com relação a sua empresa.

2. Meio do funil: O reconhecimento

No meio do funil, em que o público já identificou o problema/necessidade, ele precisa conhecer a maneira de resolver essa questão. Agora o lead está em uma fase de reconhecimento e julgamento. A ideia aqui é respeitar o tempo de pesquisa de cada um, mas buscar auxiliá-los para que eles caminhem nesse processo.

Aqui o seu público já sabe o básico e entende o problema que enfrenta, mas ela ainda precisará de ajuda para descobrir a melhor solução para essa questão. Ele também entende que se algo não for feito para solucionar essa dor, o problema continuará existindo, podendo comprometer ainda mais a sua vida. 

Neste momento o seu público vai começar a considerar as diferentes possibilidades que existem para solucionar seu problema e começar a mostrar intenção de compra. Esse ainda pode não ser o momento ideal para apresentar seus serviços e produtos, mas sim de ajudar ainda mais por meio de materiais mais profundos e realmente completos.

3. Fundo do funil: Tomada de decisão

O fundo de funil é a fase final, nessa fase todos os esforços devem estar concentrados em fazer com que o cliente enfim feche o negócio. Os clientes que chegam até essa fase sabem o problema que tem, entendem que existe uma solução e sabem qual o produto/serviço que pode ser usado para solucionar essa questão.

Nessa etapa normalmente é feita a negociação e é nela em que se coloca na balança os prós e contras da solução. Neste momento o seu público está atrás de especificações técnicas, por isso é bom ter conteúdos voltados a explicar mais sobre a solução e que agregam ainda mais valor para o consumidor.

As suas ações e estratégias devem estar focadas em criar um senso de urgência no público. Nesta etapa os Leads qualificados se tornam oportunidades, eles estão praticamente prontos para receberem o contato do time de vendas.

Agora o seu público já te conhece. Esse é o momento de mostrar para ele que você oferece a solução ideal para a necessidade dele e que com o melhor custo benefício. O funil de vendas é finalizado quando enfim o indivíduo fecha negócio e se transforma em um cliente.

Como otimizar o funil de vendas?

Para que o seu funil de vendas funcione da melhor forma, é necessário seguir alguns passos. O primeiro deles é alinhar o processo de venda com a jornada de compra do potencial cliente. Você não deve focar no vendedor, e sim em como o comprador realmente quer comprar.

O segundo passo é, uma vez que você entende como o cliente quer comprar, desenhar etapas em seu processo de venda que auxiliem na caminhada do público, pois queremos acelerar este processo. Você deve encaixar o objetivo do cliente com o que você quer vender. Confira agora 3 dicas essenciais para otimizar o seu funil de vendas:

1. Conheça o seu público

Toda empresa tem um público específico, um perfil padrão de consumidor que se encaixa melhor como consumidor dos produtos/serviços fornecidos pela empresa. Conhecer, entender e saber quem são esses clientes, possibilita que você consiga interagir melhor com esse público e que as ações dentro do funil sejam mais assertivas.

2. Acompanhe seu público

Acompanhar as ações do seu público também é de extrema importância para otimizar seu funil de vendas. Este acompanhamento permite que a sua empresa identifique quais leads que estão realmente participando ativamente.

Essa interação pode significar que aquele prospect está realmente interessado em conhecer mais sobre a solução, logo a empresa pode tomar determinadas atitudes para avançar alguns passos com ele, ou até mesmo pensar em estratégias para trabalhar de uma forma mais específica a dor daquele lead.

3. Personalize os seus conteúdos

Outra dica importante é adaptar os seus conteúdos de acordo com os interesses do seu público. Se trata de uma ótima maneira de guiar essas pessoas até o fundo do funil. Essa estratégia permite que seus produtos/serviços sejam apresentados de forma que se encaixam na realidade do público e que ele entenda.

Funil de vendas e CRM

Ter uma ferramenta que consegue gerenciar o funil de vendas pode facilitar bastante todo o processo. O CRM é uma das principais ferramentas para organizar e fazer gestão de vendas quando o assunto é funil de vendas. Isso porque a partir do CRM é possível criar e organizar o funil da sua empresa e personalizar o seu funil de acordo com a jornada de seus leads e as etapas do funil. 

E esse é apenas um dos benefícios de optar investir em um CRM para seu negócio, isso levando em consideração que uma ferramenta de CRM, por organizar e gerir os dados, consegue apresentar informações importantes para a otimização dos processos dentro de seu negócio.

Conclusão

O funil de vendas é uma estratégia extremamente poderosa que, quando bem utilizada, pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Se você ainda não o utiliza, busque aplicá-lo o quanto antes e faça de tudo para continuar otimizando sua estratégia através dele.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha sido útil. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira saber mais sobre o funil de vendas ou sobre CRM e seus muitos benefícios para as empresas, clique aqui e entre em contato conosco. Estamos à disposição para te ajudar!

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