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Black Friday 2021: As 10 melhores dicas para alavancar as vendas da sua empresa

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Black Friday (em português, sexta-feira negra) é o dia que inaugura a temporada de compras de Natal com significativas promoções em muitas lojas físicas e online. Por se tratar de uma data norte-amerciana, a promoção de Black Friday ocorre um dia após a celebração do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Esta festividade começou nos Estados Unidos e foi difundida pelo mundo todo, como uma oportunidade extra para as redes varejistas renovarem os estoques antes das vendas de Natal. 

Segundo relatório de pesquisa divulgada pela Conversion, a expectativa é de que essa seja a maior Black Friday que já ocorreu no Brasil, em comparação as demais realizadas no país, desde o ano de 2010. 

Desde a importação da promoção de Black Friday, consumidores criam muitas expectativas para conferir as promoções das redes varejistas, já que os preços mais baixos e descontos dos produtos são os maiores atrativos. É também uma ótima oportunidade para pequenas empresas atraírem novos públicos e de fidelizar clientes antigos através de uma nova venda. 

A Black Friday de 2021 ocorrerá oficialmente no dia 26 de novembro, e deverá aquecer a economia que está se reerguendo lentamente, após grande impacto causado pela pandemia de Covid-19. 

Dados da Black Friday de 2020 informam que 76,50% dos brasileiros realizaram compras no período, enquanto para 2021, a expectativa é de que esse número suba para 87,75%.

Seja qual for o segmento de sua empresa, vale a pena investir em um soluções criativas que reforcem o posicionamento da sua marca no digital e no presencial. 

Por isso, é muito importante que sua empresa utilize estratégias para se preparar e trabalhar com promoções que possam atrair clientes ao longo de todo o mês de Novembro.

Confira nosso checklist com as 10 melhores dicas para alavancar as vendas da sua empresa: 

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Melhores práticas para alavancar as vendas da sua empresa nesta Black Friday!

1 — Registre os contatos dos seus clientes

O cadastro de clientes é fundamental para uma empresa que deseja a fidelização de clientes. É através dessas informações organizadas em um Software de Gestão que permitirá a sua empresa implantar medidas para a retenção de compradores e simplificar todo processo de vendas, além de dar suporte para uma visão estratégica sobre o que seu público deseja. Aproveite a oportunidade da Black Friday para aumentar sua lista de clientes!

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2 — Capriche no atendimento!

Seja receptivo ao que o cliente deseja, trate com cordialidade e evite perguntar questões que o cliente já te informou anteriormente. Se quiser tornar inesquecível a primeira experiência de um novo cliente com a sua empresa, invista também em pequenos brindes personalizados ou cupons de desconto. Essas ações são percebidas pelos clientes como uma personalização e “cuidado especial”. 

3 — Atente-se à emissão de notas fiscais

Com a expectativa de aumentar o faturamento da empresa neste período, redobre sua atenção à emissão e o armazenamento de Notas Fiscais, para evitar problemas contábeis no futuro. A falta ou o atraso nas obrigações fiscais pode gerar retrabalho, recálculos e até multas para sua empresa.

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4 — Negocie com fornecedores 

Entre em contato com seus fornecedores e busque melhores condições para pagamento. Com uma boa precificação e o giro de estoque dos produtos, pode ser interessante comprar um pouco além do programado. Faça essas negociações com antecedência, pois seu fornecedor também tem outros clientes além de você.

5 — Antecipe as promoções e divulgue nas redes sociais

Não adianta nada criar uma promoção e falhar na divulgação, né? Além de planejar os posts com foco na estratégia que você criar para a empresa durante o período, separe um valor para investir também em campanhas pagas no Facebook Ads e no Google Ads. E lembre-se de tirar boas fotos dos seus produtos para esses anúncios.

6 — Gerencie bem seu estoque e fluxo de caixa 

Muita coisa pode dar errado na Black Friday. Para garantir que nada disso aconteça, é imprescindível ter certeza de que a estrutura da sua empresa (loja online, equipe, operação e logística) estejam em ordem e sejam suficientes para atender ao aumento da demanda.

Até aqui, você já sabe que as promoções de Black Friday foram elaboradas com o intuito de aumentar as vendas, correto? Para isso, é preciso que sua empresa esteja preparada para o aumento de pedidos e consumidores, tanto no online quanto no offline. Um Software de Gestão ERP poderá te auxiliar a organizar o estoque e na organização eficiente do fluxo de caixa, além da emissão de Notas Fiscais.

Faça um levantamento do seu estoque e procure checar com seus fornecedores se a mercadoria será entregue a tempo ou se sofrerá eventuais atrasos, devido a grande demanda dos fornecedores neste período. O treinamento da equipe também deve estar em dia para reduzir falhas nos processos de venda e suporte ao consumidor.

Certifique-se dessas questões para oferecer a melhor experiência de compra ao seu cliente. 

7 — Esteja disponível nos canais de comunicação da sua empresa

Avise seus clientes sobre a promoção, apresente seus produtos e utilize as redes sociais da sua empresa (Whatsapp Business, Instagram, E-mail marketing, etc.).

Fique atento às mensagens para não esquecer de responder às solicitações ou DMs que surgirem! Se possível, programe mensagens automáticas para evitar que seus novos clientes fiquem muito tempo em espera por atendimento. 

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8 — Nada de Black Fraudes!

Ofereça descontos de verdade, mas sem prejudicar o caixa da empresa. Assim, você conseguirá atrair e reter mais clientes.

Muitos consumidores têm trauma de comprar itens que não estavam realmente em desconto – o que deu à Black Friday a fama de “Black Fraude”. Se você está pensando em se aproveitar da data para enganar pessoas, saiba que os clientes estão atentos e com o poder de reclamar nas redes sociais, e sua marca pode ficar manchada para sempre com a perda de reputação.

9 — Utilize dados anteriores e relatórios otimizados

Utilize dados e relatórios de períodos anteriores para definir melhor sua estratégia de promoções, como relatório de vendas, tipos de produtos com maior circulação, etc. e extraia do seu Software de Gestão ERP essas informações. 

10 — Faça promoções ao longo do mês de Novembro

Você provavelmente conhece a estratégia de Jornada de Compra e Funil de Vendas. Imagine que ao ser impactado por uma promoção durante o mês, provavelmente um novo cliente não fará a compra de imediato.

Com maior exposição das ofertas, e da sua marca, essa pessoa poderá finalizar a compra após pesquisar duas ou três vezes. Pensando nisso, divulgue suas promoções dispersamente, sem focar somente no dia da Black Friday. Dessa forma, sua empresa terá mais oportunidades de captar novos clientes durante todo o mês de Novembro.

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