Blog SparkOne

Assessoria Financeira: Mitos e Verdades que você precisa saber

verdades-ou-mitos-assessoria-financeira

 

Se você está lendo este artigo, significa que a Gestão Financeira é um assunto de grande interesse para você e para a sua empresa. Por isto, resolvemos esclarecer e desmistificar alguns tópicos que rondam o tema da Assessoria Financeira. Afinal, a SparkOne é especialista em descomplicar a rotina financeira e administrativa de empresários como você.

Por se tratar de um assunto amplo, a Assessoria Financeira costuma despertar o interesse e dúvidas de empresários e funcionários responsáveis pelo setor.

Pensando nisso, trouxemos 3 mitos e 3 verdades por trás da Assessoria Financeira, além das vantagens que sua empresa ganha ao investir neste serviço!

Os Mitos por trás da Assessoria Financeira

consultoria-financeira-mito

 

“A Assessoria Financeira não pode me ajudar, pois não conhece o mercado do meu negócio.”

É mito. Compreendemos que ninguém sabe mais do seu produto e da sua empresa do que você, o proprietário.

Entretanto, algumas partes da empresa, principalmente o Financeiro e o Administrativo exigem processos específicos para manter a organização necessária para promover o desenvolvimento do negócio.

Por isso, ao iniciar o trabalho com a Assessoria Financeira, é realizado um processo de entrevista de diagnóstico, para que os consultores conheçam melhor a empresa e analisem a fundo os processos que já estão em vigor.

Dessa forma, unem-se os conhecimentos para implementar melhorias nos setores financeiros e administrativos do negócio.

 

“Apenas a implementação das rotinas financeiras e administrativas resolverá os problemas da minha empresa.”

É mito. Para que a implementação das rotinas funcione, é necessário o comprometimento da equipe/proprietário em seguir os processos financeiros e administrativos estabelecidos durante a Assessoria Financeira.

Vale destacar que também é comum que os gestores procurem o serviço de Consultoria Financeira quando a saúde financeira da empresa encontra-se debilitada. Nesses casos, fica difícil até mesmo custear o serviço da Assessoria Financeira.

Após o processo de diagnóstico promovido pela Auditoria Financeira, o consultor responsável analisará se este cenário poderá ser revertido, mas sempre de acordo com o comprometimento total dos responsáveis pelo setor financeiro.

O papel da Assessoria Financeira é implementar os processos internos e auxiliar no planejamento financeiro, para que as empresas consigam se reerguer.

 

O Consultor Financeiro mexerá no dinheiro da minha empresa.”

Mito. O Assessor Financeiro nunca mexerá nas contas bancárias da sua empresa.

Todo o processo de conciliação bancária e fluxo de caixa são acompanhados junto do cliente, através de extratos do próprio Software de Gestão utilizado pela empresa. Os acessos ao Software também não são compartilhados com os Consultores Financeiros.

As Verdades por trás da Assessoria Financeira e seus benefícios para os negócios

verdades-assessoria-financeira

 

Assessoria Financeira desburocratiza processos financeiros e administrativos da sua empresa”.

Verdade!

Ao contar com o serviço de Assessoria Financeira e Administrativa, você não precisará mais cuidar diretamente da implementação e execução dos processos. Basta gerenciar se esses processos estão sendo cumpridos com exatidão.

E o melhor, a Assessoria Financeira até mesmo a auditoria destes processos é acompanhada diretamente pela Assessoria Financeira, na sequência da Auditoria.

Dessa forma, o empresário deixa de se tornar refém das tarefas operacionais financeiras e pode voltar seus esforços para a parte estratégica do negócio.

Os responsáveis do setor financeiro-administrativo também recebem treinamento exclusivo com especialistas no assunto. Essa ação reduzirá as chances de fraudes de colaboradores e causará um impacto positivo e imediato na precisão das tarefas executadas.

 

Empresas de todos os segmentos podem contratar uma Assessoria Financeira.”

 

Verdade! A Assessoria Financeira serve para todas as empresas que precisam de ajuda externa e especializada, ou quando detectam uma oportunidade de melhoria e acompanhamento nos processos financeiros.

 

“Assessoria Financeira implementa e audita processos internos”

 

Verdade. Este é inclusive um dos benefícios da Assessoria Financeira para os negócios.

A Assessoria Financeira SparkOne implementa a Conciliação Bancária via ERP, organiza documentos e arquivos em plataformas digitais, automatiza tarefas, elabora processos Administrativos e Financeiros e realiza a Auditoria Operacional, para garantir que os processos e tarefas da área administrativa e financeira correspondem ao ideal das normas fiscais vigentes.

Através dos relatórios da auditoria financeira mensal, empresários e gestores conseguem acompanhar as mudanças que estão acontecendo nos setores administrativo e financeiro das empresas.

 

Vantagens da Assessoria Financeira para o seu negócio:

  • Auxiliar na organização de documentos e relatórios;
  • Fiscalização dos controles financeiros;
  • Apontar as falhas dos controles internos;
  • Melhorar a comunicação entre empresas e contabilidade;
  • Gerenciamento da conciliação bancária e planejamento do fluxo de caixa;
  • Gestão e treinamento de equipes financeiras/administrativas.

 

Conheça a SparkOne: Somos especialistas em descomplicar a rotina administrativa e financeira de empresas como a sua. Fazemos isso através da implementação de processos financeiros, e auditoria operacional. Para saber mais, fale conosco!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!